sexta-feira, 12 de julho de 2013

Bateria

Pessoal, se a vida útil da sua bateria chegou ao fim, indico este modelo
é mais barato, mas se puderem comprar uma em gel é melhor, mas custo mais alto também.
A minha original durou 2 anos. Caso dê problema, coloque uma carga nela para pelo menos usar mais um pouco, mas é pouco mesmo, 1 dia mais ou menos. Abaixo, nosso amigo Luciano Lima dá uma dica para manutenção e limpeza
 Da bateria depende, no caso das scooters com partida elétrica, o arranque do motor dela. As baterias das scooters estão dimensionadas, devido às condicionantes de espaço e peso, para facultar o arranque do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse instante. Assim, é necessário que a bateria se encontre sempre em ótimas condições, para que não surjam surpresas. Existem 2 pontos em que se deve ter especial atenção na manutenção das baterias: o nível da água e a limpeza dos terminais. Em relação ao nível da água é necessário que este encontre sempre entre as marcas de máximo e mínimo inscritas na bateria em todos os elementos. Caso o nível da água se encontre abaixo do mínimo em algum dos elementos da bateria, é necessário destapar o respectivo elemento e adicionar água destilada até completar o nível. Nas baterias sem manutenção (MF- Maintenance Free) não é possível realizar esta operação. O outro ponto a ter em atenção é a limpeza dos terminais da bateria. As baterias têm tendência a formar depósitos e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica, não permitindo assim o uso da bateria em pleno. Para limpar os terminais da bateria, deve-se retirar a bateria da
scooter, desligando os terminais (1º o negativo e depois o positivo) e limpar os terminais e as zonas mais próximas com uma solução de água e bicarbonato de Sódio. Depois de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com um pedaço de lixa fina na zona de aperto dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar a bateria deve-se apertar os terminais pela ordem inversa à desmontagem, e não esquecer de encaixar o tubo de ventilação. Caso surja a necessidade de carregar a bateria, esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada, com os orifícios de enchimento
abertos e utilizando um carregador pouco potente (dos mais pequenos).

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